Obra que questiona a representatividade foi retirada da exposição “O que te faz olhar para o céu?”, em cartaz no Centro Cultural Correios
Dias após polêmica nas Olimpíadas de Paris envolvendo o quadro 'A última ceia', de Leonardo da Vinci, uma nova controvérsia surge, mas desta vez no Rio de Janeiro.
De autoria da artista pernambucana Elvira Freitas Lira, a obra “E às vezes quase parece que não estou usando aquela coroa de espinhos”, inspirada no famoso quadro do pintor renascentista, foi retirada da exposição “O que te faz olhar para o céu?”, em cartaz no Centro Cultural Correios.
Segundo informações do colunista do O Globo, Ancelmo Gois, a releitura questiona a representatividade ao retratar a Santa Ceia com discípulos negros, além de algumas mulheres, e o próprio Jesus como uma figura feminina. Como alternativa, o curador Rodrigo Franco deixou o espaço onde a obra estaria exposta apenas com uma moldura vazia.
De acordo com a fonte, a obra, que é avaliada em R$ 10 mil, será vendida em um leilão beneficente junto com mais 60 obras de outros artistas participantes da exposição, como Emerson Rocha, Edu de Barros, Andy Villela, Claudio Tobinaga, Caio Pacela, entre outros.