Cálculo conhecido como proporção áurea grega, ou Phi, foi usado por cirurgião plástico para medir a beleza dos astros de Hollywood
Um cálculo antigo conhecido como proporção áurea grega, ou Phi, foi usado por um cirurgião plástico para medir a beleza de alguns dos atores mais celebrados da atualidade.
Segundo o Dr. Julian de Silva, de Londres, que aplicou um mapeamento computadorizado usando essa técnica, uma lista de astros foi pontuada com precisão científica.
Originado na Grécia antiga, o método busca padrões onde as proporções de rosto e corpo chegam perto do número 1,618 (Phi), considerado o ideal de beleza.
De acordo com o portal de notícias O Globo, no topo da lista está o britânico Aaron Taylor-Johnson, de 34 anos, estrela de "Kick-Ass", coroado como o homem mais bonito do mundo.
“Aaron foi o claro vencedor quando todos os elementos do rosto foram medidos para perfeição física. O que o torna tão excepcional é o formato geral do seu rosto, que, com uma pontuação de 99,2%, está a apenas 0,8% de ser perfeito. A largura e o comprimento do seu nariz também são quase perfeitos, com 98,8%. Ele também tem um queixo lindamente esculpido que pontuou bem com 95%”, explicou de Silva.
Em segundo lugar ficou Lucien Laviscount, o galã britânico de “Emily in Paris”, que obteve 99,1% na proporção de comprimento e largura do rosto.
A lista dos dez homens mais bonitos de Hollywood, de acordo com a ciência, continua com outras figuras admiradas pela simetria facial e proporções harmoniosas. Confira o ranking:
1- Aaron Taylor-Johnson – 93,04%
2- Lucien Laviscount – 92,41%
3- Paul Mescal – 92,38%
4- Robert Pattinson – 92,15%
5- Jack Lowden – 90,33%
6- George Clooney – 89,9%
7- Nicolas Hoult – 89,84%
8- Carlos Melton – 88,46%
9- Idris Elba – 87,94%
10- Shah Rukh Khan – 86,76%
“Essas novas técnicas de mapeamento por computador nos permitem resolver alguns dos mistérios do que torna alguém fisicamente bonito, e a tecnologia é útil no planejamento de cirurgias de pacientes”, conclui Julian de Silva sobre sua análise.