Órgão chegou a Brasília nesta segunda-feira, 22
Chegou a Brasília nesta segunda-feira, 22, para ocasião do bicentenário da Independência do Brasil o coração embalsamado do imperador Dom Pedro I. O órgão, que nunca havia deixado Portugal desde a morte do monarca em 1834, pousou na Base Aérea de Brasília em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã de hoje.
Ontem, 21, o chefe do cerimonial do Itamaraty, Alan de Séllos, revelou durante entrevista coletiva que "o coração será recebido no Brasil com honras de Estado e será tratado como se Dom Pedro I fosse vivo entre nós.” A cerimônia oficial deverá ocorrer na terça-feira, 23, e contará com escolta hípica por integrantes dos Dragões da Independência.
De acordo com informações da CNN, o órgão passará em revista à tropa e subirá a rampa do Palácio do Planalto. Na ocasião, serão tocados o Hino Nacional e o Hino da Independência, cuja melodia foi escrita pelo imperador.
Durante a cerimônia, o coração será carregado em um recipiente protegido pelo chefe de polícia da cidade do Porto, em Portugal, e não poderá ser visto pelo público. Assim que chegar ao Planalto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fará uma saudação. Em seguida, o órgão retornará ao Itamaraty, onde será exposto nos próximos dias.
Antes da exposição ser aberta, no entanto, haverá uma solenidade no Itamaraty da qual participarão diplomatas, parlamentares, entre outras personalidades, como herdeiros da família imperial. O coração deverá retornar à Europa no dia 8 de setembro.
+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.