Descoberta em província chinesa leva pesquisadores a acreditarem que ovo pertence a uma nova espécie de dinossauro
Na Formação Chishan, localizada na Bacia de Qianshan, que fica próxima da província chinesa de Anhui, pesquisadores descobriram dois ovos fossilizados de uma nova espécie de dinossauro, chamado pelo nome científico de Shixingoolithus qianshanensis.
Um dos ovos, que remete ao período do Cretáceo Superior, está parcialmente quebrado, e o mais impressionante disso tudo é que seu interior está preenchido por cristais de calcita.
Conforme repercutido pela Galileu, ao analisarem o achado de forma minuciosa, os pesquisadores identificaram que os ovos possuem características semelhantes aos da família Stalicoolithidae.
Por outro lado, eles também são maiores que os ovos dos membros deste grupo — o que faz os especialistas acreditarem tratar-se de uma nova espécie de dinossauro.
Um fato triste é que três ovos foram encontrados no local, entretanto, um deles acabou sendo perdido. Apesar disso, os outros dois estão sendo bem cuidados e preservados pelo Museu do Geoparque Mundial da Montanha Tianzhu, onde ganharam o nome de QS-01 e QS-02.
Detalhes do estudo, que foi publicado no Journal of Paleogeography no final de agosto, dão conta que os fósseis meçam, 10,5 e 14 centímetros de comprimento e 10 e 13,4 centímetros de largura, respectivamente. Já a espessura da casca deles varia entre 1,6 e 2,6 milímetros.