O surreal episódio foi apresentado na Coreia do Sul
Na Coreia do Sul, um fato impressionante foi apresentado ao público. Isso porque um programa de TV local foi capaz de 'trazer de volta' a voz de Kim Kwang-seok, artista morto há 25 anos.
Para realizar o ato com sucesso, o programa fez uso da inteligência artificial (IA). Com a técnica Singing Voice Synthesis (Síntese de Voz de Canto, traduzido para o português) foi possível praticamente 'ressuscitar' a voz do astro. O episódio foi uma iniciativa da empresa Supertone, da Coreia do Sul.
Conforme repercutido pelo Tech Tudo, a tecnologia foi capaz de identificar 700 canções de diferentes artistas para captar entonação e ritmo com sucesso.
Após esse passo crucial, a IA se deparou com um total de 20 canções de Kim. Assim foi possível adaptar a síntese e também ‘dar vida’ a voz do cantor, morto há 25 anos.
De tão impressionante, o episódio conseguiu apresentar o artista embalado na música I Miss You, lançada em 2002 por um cantor local.
Também vale ressaltar que os fãs gostaram do que foi apresentado pela empresa sul-coreana: muitos conseguiram sentir o Kim da vida real na tecnologia e elogiaram o resultado.
Black Mirror?
O episódio acima pode se assimilar com um dos episódios da série Black Mirror, da Netflix. Em um tom macabro na última temporada da produção, lançada em 2019, o episódio Rachel, Jack and Ashley Too, narra a saga de uma cantora pop se vê diante de uma perturbadora relação com o mundo da fama.
Ashley O (interpretada por Miley Cyrus) é controlada por Catherine, uma tia que administra a sua carreira. Contudo, ela acaba sendo responsável por fazer um inferno da vida da cantora, que é obrigada a se render para os ritmos genéricos da indústria e deixar de lado a vocação natural: cantar rock.
Assim, Ashley O decide finalmente se livrar do peso do presente ao finalizar seu contrato com a tia, que de cara arma um plano que deixa a cantora em coma.
Leia a matéria completa aqui.