Segundo autoridades italianas, a construção da Roma Antiga poderá ser palco de grandes eventos
Segundo planos do Parque Arqueológico do Coliseu e do Ministério de Patrimônio Cultural e Atividades e Turismo da Itália, o piso do Coliseu de Roma, construído entre 68 e 79 d.C., passará por uma reforma para que apresentações futuras possam acontecer dentro da histórica arena. A informação foi divulgada pela revista Dezeen.
Em comunicado, Dario Franceschini, ministro do Patrimônio Cultural e Atividades e Turismo, disse que “a reconstrução da arena do Coliseu é uma grande ideia que viajou ao redor do mundo”. E ainda acrescentou que “será uma grande intervenção tecnológica que dará aos visitantes a oportunidade não só de ver as caves, mas de admirar a beleza do Coliseu desde o centro da arena”.
As autoridades italianas estão à procura de uma equipa para projetar um piso retrátil que será alocado em cima do hipogeu — uma parte de madeira. A necessidade de uma reforma se dá pela deterioração da construção original. O plano é que até 2023, o Coliseu esteja pronto para sua nova fase na modernidade.
Uma nota do Ministério do Patrimônio Cultural e Atividades e Turismo afirma: “O objetivo é reabilitar a superfície do piso da arena do Coliseu e identificar uma solução tecnológica compatível e reversível para a cobertura dos espaços subterrâneos”.
Após os lendários eventos que aconteciam dentro de um dos maiores símbolos da Roma Antiga, as autoridades do país buscam não deixar morrer a tradição e grandiosidade que fez tanto sucesso no Império Romano.
Sobre Roma Antiga
A capital do império mais importante e poderoso que o mundo já conheceu: a Roma Antiga. Em seu ápice, ela era quase idêntica às metrópoles atuais (mas sem a poluição no ar, claro). Aliás, Roma era ainda mais apinhada que os exemplos anteriores: no ano 200 alcançou 1 milhão de habitantes e sua densidade demográfica atingiu 66 mil pessoas por km2 (hoje, a cidade mais apertada do mundo é Mumbai, na Índia, com 29650 pessoas por km2).
O Império Romano é mundialmente conhecido por sua cultura, arquitetura, literatura e história vasta, repleta de batalhas e traições.