Depois de resgatado, o animal foi transferido para um centro de tratamento no Rio Grande do Norte
Em uma praia de Icapuí, no Ceará, uma tartaruga marinha foi encontrada coberta de óleo. O animal foi resgatado e transferido para um centro de tratamento localizado em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte, na quinta-feira, 29.
De acordo com a equipe do Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), que divulgou as informações, foi constatada "severa contaminação por óleo na tartaruga, em diversas áreas do corpo: toda porção da cavidade oral, casco, plastrão, região cervical e nadadeiras", como informado por eles.
Como relatou o G1, a tartaruga também não apresentava uma das nadadeiras. O animal passou por um processo de despetrolização e limpeza de seus olhos, narinas, mucosas e boca.
Depois de resgatada, a tartaruga da espécie oliva foi encaminhada para o Centro de Despetrolização de Fauna Oleada, em Mossoró, Rio Grande do Norte, para que lá se iniciasse seu processo de limpeza e reabilitação.
No laboratório, o animal foi submetido a nova avaliação médica e a uma bateria de exames complementares, como a despetrolização. Agora, o animal encontra-se em observação e sob cuidados da equipe de profissionais do PCCB-UERN, como informado por eles em comunicado à imprensa, na manhã desta sexta-feira, 30.