A rocha espacial caiu no Reino Unido no final de fevereiro
Um meteorito raro caiu no sul da Inglaterra no final de fevereiro, surpreendendo cientistas e moradores do condado de Gloucestershire. A rocha espacial entrou em nossa atmosfera a 48 mil km/h e pesa quase 300 gramas. As informações são dos portais Exame e UOL.
No Reino Unido, a última vez que um meteorito foi encontrado foi há mais de 30 anos, o que fez com que o acontecimento se tornasse ainda mais importante. Para os pesquisadores, que irão investigar o item mais à fundo, é possível que ele ajude a entender a origem do Sistema Solar.
Fantastic footage of last night's #fireball from Ben Stanley's https://t.co/eAMviWBAAV / https://t.co/1wOo3FHJ2u meteor camera in Nuneaton. (People, buy this camera!) The fireball may have dropped meteorites in Gloucestershire. @amsmeteors@UKMeteorNetwork@trilbypic.twitter.com/Q8XqkeopDC
— SCAMP - a component of the FRIPON network (@SCAMP_Meteors) March 1, 2021
Isso porque os cientistas descobriram que os fragmentos fazem parte do primeiro meteorito do tipo condrito carbonáceo já encontrado na Inglaterra. Essa variedade é notável porque data do período em que o Sistema Solar e a vida de maneira geral estavam sendo formados.
“Fiquei em choque quando o vi e soube imediatamente que era um meteorito raro e um evento totalmente único”, contou Richard Greenwood, cientista da Open University, que está envolvido na pesquisa sobre o meteorito de 4 bilhões de anos.
New footage of the #fireball tonight. Sent by Katie Parr pic.twitter.com/J4jmsM9tFj
— UK Meteor Network (@UKMeteorNetwork) February 28, 2021