Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Chilaquiles

Chilaquiles: Veja a história do prato homenageado pelo Google

Nesta quinta-feira, 23, o Doodle, do Google, homenageia um prato muito querido entre os mexicanos: o chilaquiles; conheça!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 23/05/2024, às 09h32 - Atualizado às 17h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Homenagem do Google ao chilaquiles - Reprodução/Google
Homenagem do Google ao chilaquiles - Reprodução/Google

Nesta quinta-feira, 23, o Google faz uma homenagem em seu Doodle a algo bastante diferente de figuras ou eventos históricos relevantes: um prato típico mexicano, o chilaquiles.

Segundo o site do GoogleDooles, a razão para a homenagem é que a primeira receita deste prato amplamente conhecida foi publicada neste dia, em 1962. Basicamente, o prato consiste em tortillas com molho apimentado e tomate, sendo consumido principalmente em cafés da manhã ou em lanchinhos da madrugada.

A origem de seu nome, chilaquiles, é da língua astecaNahuatl, que significa basicamente "pimentões e verduras". Parte de sua composição também se deve ao uso de tortillas velhas, devido à prevalência do milho no México.

Essa refeição pode ser encontrada em cardápios de café da manhã e brunch de todo o México, e também em partes do sudoeste dos Estados Unidos, e seu preparo pode ter algumas variações. Mas, em geral, ele consiste em tortillas fritas guarnecidas com creme, cebola, alho, tomate, e claro que não poderiam faltar pimentas. Algumas variações podem inclusive ter queijo branco fresco, abacate e ovos.

+ De gafanhotos mexicanos a ovo centenário chinês: As histórias por trás das comidas de rua

Prato de chilaquiles / Crédito: Foto por Samuel Arzate pelo Pixabay

Fora do Tex-Mex

Em geral, quando pensamos em comida mexicana, logo vem à mente as fajitas, nachos, tacos, burritos... Porém, muitos deles — ou pelo menos as versões mais famosas — não são exatamente de origem mexicana, sendo chamados de "Tex-Mex"; uma mistura de "Texas" e "México", indicando que são pratos nascidos nos Estados Unidos, na fronteira com o México, mas sob grande influência de pratos e de pessoas de origem mexicana.

Em geral, a comida mexicana não conta com tanta carne moída ou queijo cheddar, como muitos pensam. Em vez disso, são mais comuns tortillas moles de milho, carne de porco, cebola, limão, coentro e queijos frescos, segundo a Super Interessante.

Porém, é importante destacar que, da mesma forma como não se pode resumir a gastronomia brasileira em apenas um prato, visto que temos uma enorme variedade de pratos e culturas, com o México não é tão diferente.

Cada região do país possui suas próprias peculiaridades, que vão desde doces a ensopados — bem, talvez exceto pelo chilaquiles; este prato é um café da manhã quase nacional e absoluto para os mexicanos.