Charles foi oficialmente proclamado rei do Reino Unido neste sábado, 10
Após a morte de Elizabeth IIna última quinta-feira, 8, Charles, herdeiro do trono, assumiu a função no exato momento em que a morte da rainha ocorreu. Neste sábado, 10, uma cerimônia ocorrida em Londres proclamou o nobre oficialmente como rei.
Através do Conselho, o filho mais velho da rainha que exerceu a função durante 70 anos agora assume oficialmente o trono do Reino Unido. Aos 73 anos, Charles já havia feito um discurso no qual destacou a importância do reinado de Elizabeth, e também declarou que ocupará o trono 'durante o tempo restante que Deus me conceder'.
"Como a própria rainha fez com tamanha devoção inabalável, eu agora me comprometo, solenemente, durante o tempo restante que Deus me conceder, a defender os princípios constitucionais no coração de nossa nação", disse Charles, que também destacou que sua mãe "se comprometeu (...) a dedicar sua vida, fosse longa ou curta, a serviço do povo".
Hoje, renovo a todos vocês essa promessa de serviço ao longo da vida", disse Charles III.
O discurso também fora marcado pelo reconhecimento da lealdade de Camilla Parker Bowles, sua esposa, que agora se torna rainha Consorte: "Em reconhecimento ao seu próprio serviço público leal, (...) ela se torna a minha Rainha Consorte".
Também na cerimônia, o novo rei anunciou a mudança dos títulos de William e Kate Middleton, que agora ascendem na realeza como príncipe e princesa de Gales. Harry e Meghan Markle, filho e nora do agora rei, também foram destacados durante o discurso.
Quero expressar meu amor por Harry e por Meghan, enquanto continuam a construir suas vidas no exterior", disse ele.
Charles III também destacou a jornada que Elizabeth começa ao lado de Philip, que faleceu no ano passado.
"À minha querida mamãe, quando você começa a grande jornada para se unir ao meu querido papai. Quero simplesmente dizer-lhe isso: obrigado", afirmou ele.