Uma grande quantidade de estrelas-do-mar encalhou na costa britânica, surpreendendo ambientalistas e gerando alerta; entenda!
Moradores de Kent, um condado não metropolitano da Inglaterra, foram surpreendidos recentemente ao perceberem que suas praias estarem lotadas com centenas de estrelas-do-mar mortas.
O fenômeno costuma ocorrer após períodos de tempestades, mas, em geral, as quantidades são menores que as dessa vez, de forma que episódio gerou preocupação aos ambientalistas britânicos — e ainda causou mistério.
Conforme repercutido pelo New York Post, os especialistas também vem recomendando os residentes da região a manter sua distância dos animais, dado que eles podem carregar doenças. Segundo aconselham, a atenção em relação a crianças e cachorros, em particular, deve ser redobrada durante idas a praia.
Os membros do público são aconselhados a não tentar mover qualquer vida marinha encalhada e a manter cães e crianças longe deles, pois podem ter doenças infecciosas ou transmissíveis", apontou o Conselho Distrital de Thanet (um dos distritos afetados) em um comunicado.
Durante períodos de tempestades, as estrelas-do-mar podem se soltar das superfícies às quais estão acopladas, se enrolarem em si mesmas e serem carregadas pelas correntes marítimas até a costa.