Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Cavalo

Cavalo cego entra para o Guinness Book ao quebrar 3 recordes mundiais

O cavalo foi diagnosticado com cegueira da lua e teve os olhos removidos

Isabelly de Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 12/12/2022, às 19h18 - Atualizado em 13/12/2022, às 18h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Endo O Cego e sua dona Morgan - Divulgação / Guinness World Records
Endo O Cego e sua dona Morgan - Divulgação / Guinness World Records

Um cavalo vem impressionando o mundo ao ter quebrado três recordes do Guinness World Records possuindo uma particularidade: ser cego. O cavalo mencionado é da raça Appaloosa e está sendo um grande destaque em competições equestres.

Dentre os recordes estão: o maior salto livre de um cavalo cego, com 106 centímetros; maiores modulações de voo por um cavalo em um minuto, com 39 modulações; e o tempo mais rápido para um cavalo cego passar por cinco varas de competição, em 6,93 segundos.

"Endo, o Cego”, é de Oregon, nos Estados Unidos, e conseguiu os títulos graças ao trabalho de Morgan Wagner, 22, sua tutora. Ela ganhou o animal quando tinha apenas 13 anos. Ao Guinness World Record, ela disse: “Conheci Endo pela primeira vez na fazenda da minha avó quando minha família e eu nos mudamos da Califórnia para o Oregon”.

Condição complicada

Segundo a revista Galileu, Endo era um cavalo com a saúde em perfeito estado, mas quando fez 8 anos, Morgan notou que o animal lacrimejava e apertava os olhos com frequência. Ele então foi diagnosticado uveíte recorrente equina, ou cegueira da lua, como é conhecida.

A doença é dolorosa e se caracteriza por episódios repetidos de inflamação do trato uveal (a camada intermediária do olho). Tal causa é a que mais provoca cegueira em cavalos. Após a piora da condição, a decisão de remover ambos os olhos de Endo foi tomada.

O cavalo teve que reaprender a entender o mundo. Morgan já participava de competições com Endo, bastou ele reaprender os truques novamente, agora, com um novo obstáculo.