Após 50 anos de união, Monique, de 74 anos, e Loes, de 88, não se imaginavam uma sem a outra; eutanásia foi descrita por médico
Um casal de idosas optou passar pelo processo de eutanásia ao mesmo tempo. O episódio foi descrito por Bert Keizer, um médico neerlandês: "Partiram ao mesmo tempo, de mãos dadas", relembrou.
O casal em questão é Monique, que tinha 74 anos, e Leos, de 88. Enquanto a primeira paciente tinha demência, a segunda sofria com uma doença muscular. Dependentes, não imaginavam a vida uma sem a outra, após 50 anos de união.
A eutanásia em questão ocorreu em 2019, explica a AFP. "Ambas estavam encostadas, com as mãos dadas, com a intravenosa em um braço e um médico sentado a seu lado", explicou o profissional à agência. "Beijaram-se, disseram 'obrigada' e 'te amo'. Nós as observamos e perguntamos: 'Meninas, estão prontas?'. 'Sim, vá em frente', responderam".
Com o medicamento injetado, elas dormiram de imediato. De acordo com Keizer, o medo era que uma perdesse a consciência antes.
"Eu estava nervoso porque desejávamos que perdessem a consciência ao mesmo tempo, não queríamos que uma delas visse a outra morta", relembrou ele.
Vale lembrar que a Holanda e a Bélgica se tornaram os primeiros países da Europa a permitir a eutanásia. No primeiro país, um médico e um especialista independente determinam se o paciente em questão está numa situação de sofrimento insuportável e não tem sinal de melhora.