Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Xadrez

Campeã de xadrez russa é flagrada envenenando tabuleiro da rival com mercúrio

Câmeras de segurança registraram o momento em que Amina Abakarova, campeã de xadrez russa, derrama mercúrio nas peças da adversária

Imagens do momento em que Amina Abakarova envenena as peças de sua adversária - Reprodução/Vídeo/X
Imagens do momento em que Amina Abakarova envenena as peças de sua adversária - Reprodução/Vídeo/X

Amina Abakarova, campeã de xadrez russa, foi suspensa após ser acusada de envenenar sua rival de infância,Umayganat Osmanova, ao espalhar mercúrio nas peças do jogo antes de uma partida. A mulher, de 43 anos, é acusada de agir por vingança após um insulto pessoal.

O episódio ocorreu na última sexta-feira, 2, em Makhachkala, no sul da Rússia, e foi registrado por câmeras de segurança. As imagens mostram Abakarova entrando no salão onde o torneio seria realizado e preparando aparentemente o envenenamento. 

Nas gravações, ela é vista se aproximando da mesa de Osmanova, e, após verificar se estava sendo observada, retira um frasco da bolsa e espalha o conteúdo sobre o tabuleiro e algumas peças de Osmanova.

Momentos após o início da partida, Osmanova começou a sentir “tontura severa e náuseas” e precisou de atendimento médico. Sazhid Sazhidov, presidente da Federação de Cultura Física e Esportes da República do Daguestão, confirmou que a substância encontrada no local de jogo de Osmanova foi identificada como mercúrio.

Como muitos, estou perplexo com o que aconteceu e os motivos de uma competidora experiente como Amina Abakarova são incompreensíveis. As ações dela poderiam ter levado a um desfecho trágico, ameaçando a vida de todos presentes, inclusive a dela mesma”, afirmou Sazhida Sazhidova, ministro do Esporte da Rússia, ao The Telegraph.

“Hostilidade pessoal”

Conforme o jornal britânico, Abakarova teria confessado a outros competidores que sua ação foi uma forma de “vingança” por comentários “desagradáveis” feitos por Osmanova sobre ela e seus familiares. Abakarova também alegou que o ataque foi motivado apenas por “hostilidade pessoal” e tinha o objetivo de “assustar” Osmanova.

Apesar da tentativa de envenenamento, Osmanova continuou participando do torneio e conseguiu garantir uma das vagas premiadas. Malcolm Pain, diretor de xadrez internacional da Federação Inglesa de Xadrez, expressou seu choque com o incidente.

Nunca vi nada parecido antes. Este é o primeiro caso registrado de alguém usando uma substância tóxica na história do xadrez”, disse Pain

Alexander Tkachyov, diretor-executivo da Federação Russa de Xadrez, afirmou que a federação está avaliando a possibilidade de impor uma proibição vitalícia a Abakarova.