Os responsáveis pelo leilão estipulam que a camisa da seleção brasileira seja vendida por aproximadamente R$ 192 mil
Nesta segunda-feira, 23, a casa de leilões britânica Hansons emitiu um comunicado informando que a camisa feita para Pelé em sua última partida pela seleção brasileira, em jogo contra a Iugoslávia no Maracanã, em 1971, será leiloada no dia 15 de fevereiro. O valor estimado para arrematar o item é de R$ 192 mil.
Segundo informações publicadas pelo jornal O Globo, a camiseta de manga comprida foi um presente de Pelé, que faleceu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, para o então massagista do Brasil, Abilio José de Silva, conhecido como “Nocaute Jack”.
Posteriormente, a vestimenta foi comprada por um gerente de um restaurante na Inglaterra de um colecionador particular. O homem afirmou, em depoimento para a casa de leilões:
Tem sido uma peça incrível de memorabilia do futebol para ser o guardião. Comprei de um colecionador particular em 2020. Agora sinto que merece um palco maior, talvez de volta ao Brasil em um museu. Além de ser a última camisa do Brasil de Pelé, ela homenageia a contribuição de Abilio ao futebol brasileiro e sua amizade com Pelé. Eles devem ter tido uma relação forte, caso contrário, duvido que Pelé lhe desse uma camisa tão significativa".
No leilão, a camisa do Rei do Futebol virá com um certificado de autenticidade, ou seja, um documento que comprova sua originalidade.
Além disso, Charles Hanson, dono da empresa de leilões, ressaltou a importância do item:
Quando você vê esta camisa, não pode deixar de imaginar as emoções de Pelé no vestiário após aquele último jogo pelo Brasil. Em meio às comemorações e ao carinho dos fãs, ele pensou nos outros. Seu massagista, Nocaute Jack [...] recebeu um presente muito especial. Pelé é o maior jogador de futebol que o mundo já conheceu e sua última camisa do último jogo pelo Brasil merece um lugar de descanso adequado, de preferência à vista do público, talvez em um museu esportivo".