Camilla, hoje Rainha da Inglaterra, detestava a ideia de assumir o título e expressou essa resistência a Charles diversas vezes; confira!
Camilla, hoje Rainha da Inglaterra, detestava a ideia de assumir o título e expressou essa resistência a Charles diversas vezes, segundo um novo livro sobre os bastidores da Família Real.
“Yes Ma’am: The Secret Life of Royal Servants” (“Sim Madame: A Vida Secreta dos Empregados da Realeza”, em tradução literal), do especialista Tom Quinn, reúne relatos de funcionários do Palácio e revela detalhes inéditos sobre a esposa de Charles III.
De acordo com um membro do staff real entrevistado por Quinn, Camilla "detestava a ideia de ser Rainha" e frequentemente questionava Charles: "Não podemos nos livrar de todo esse protocolo? É tudo besteira". O então Príncipe de Gales respondia: "Você vai fazer isso [se tornar Rainha] por mim, querida".
Em entrevista ao Fox News, o escritor argumentou que ela não queria assumir esse papel por ser "inteligente o suficiente para saber que, uma vez que você coloque a coroa, ou vire um membro sênior da Família Real, está constantemente com a vida sob o microscópio".
Eu acho que Camilla, lá nos anos 1970, quando conheceu Charles, decidiu: 'Não quero me casar.' Não porque ela não o amasse. Acho que ela gostaria de ter se casado com ele. Mas, aparentemente, ela avaliou: 'Não vou conseguir lidar com o fato de ser Rainha. Não quero isso porque é muito holofote, muita atenção em cima de mim’. Ela gostava de poder ter uma vida privada longe do público. Mas Charles se recusou a desistir”, acrescentou.
O autor afirmou que a mudança de postura da agora Rainha Consorte pode ter sido motivada pela reabilitação de sua imagem pública, após anos de impopularidade devido ao romance com Charlesdurante o casamento dele com Diana. O casal oficializou a união em 2005, anos depois do divórcio do príncipe e da trágica morte da Princesa de Gales, em 1997.
Foi somente pela insistência de Charles que Camilla virou Rainha. Mas eu também acho que, conforme ela ficou mais velha, também percebeu que conseguiria ocupar o posto. Ela conseguiria lidar com o estilo de vida do qual Charles não podia escapar. E é por isso que, no final, eu acho que eles ficaram juntos e se casaram”, disse.
Em fevereiro de 2022, a então monarca britânica, Elizabeth II, expressou seu desejo de que Camilla fosse reconhecida como "Rainha Consorte" após a ascensão de Charles. A soberana, que teve o reinado mais longo da história britânica, faleceu em setembro do mesmo ano, aos 96 anos.
Inicialmente, assessores da realeza sugeriam que ela adotaria o título de "Princesa Consorte", algo inédito na monarquia britânica. No entanto, a formulação ambígua do comunicado deixava espaço para uma eventual mudança de status, que acabou se concretizando – possivelmente em atendimento aos desejos de Charles.