Local é o primeiro estado dos EUA a tornar esse tipo de descriminação ilegal
Os legisladores da Califórnia aprovaram na última terça-feira, 5, um projeto de lei que criminaliza atos discriminatórios com base no sistema de castas da Índia, assim buscando proteger imigrantes indianos no território.
Após a medida ser assinada por Gavin Newsom, o governador do estado norte-americano, a Califórnia será o primeiro local dos Estados Unidos a proibir esse tipo de discriminação.
Conforme repercutido pelo The Guardian, um dos motivos por trás da preocupação por parte das autoridades do local em relação a essa modalidade de discriminação é o fato que casos de preconceito baseados em casta se tornaram mais frequentes na Califórnia nos últimos anos.
Em 2022, por exemplo, a Cisco, que é uma empresa do ramo de tecnologia, foi alvo de um processo criminal após uma dupla de gestores de origem indiana darem salários mais baixos para um engenheiro por pertencer ao grupo dos Dalit, que são considerados párias em meio ao sistema de castas.
O projeto de lei foi aprovado por 31 votos contra 5, ainda conforme o The Guardian. A iniciativa foi apoiada por Aisha Wahab, que é uma senadora pelo estado da Califórnia:
Este projeto de lei trata dos direitos dos trabalhadores, dos direitos das mulheres e dos direitos civis. Este projeto de lei visa garantir que o sonho americano seja acessível a todos aqueles que o perseguem", disse ela.