Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Santa

Cadáver de santa morta no século 16 surpreende por seu estado de conservação

Túmulo de santa que morreu no ano de 1582 foi aberto para estudo de relíquias, que incluem seu coração e alguns membros

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 09/09/2024, às 15h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Restos mortais da santa foram fotografados em 1914 - Divulgação/Facebook
Restos mortais da santa foram fotografados em 1914 - Divulgação/Facebook

A Diocese de Ávila, na Espanha, anunciou no final de agosto a abertura do túmulo de Santa Teresa de Jesus, também conhecida como Santa Teresa de Ávila, uma importante figura da Igreja Católica que faleceu em 1582. A surpresa foi grande ao constatar que os restos mortais da santa, preservados por séculos, ainda estavam em bom estado de conservação.

Conforme informações do portal Extra, Santa Teresa, uma freira carmelita descalça, foi sepultada em um túmulo que guarda a maior parte de seu corpo.

A abertura do túmulo foi realizada por um grupo de freiras, monges e padres carmelitas descalços, como parte de um estudo das relíquias da santa, que incluem seu coração e alguns membros.

Processo complexo

O processo de acesso à urna de prata que contém os restos mortais foi complexo. Inicialmente, foi necessário remover a laje de mármore que selava o túmulo. Em seguida, na presença de uma equipe científica e do tribunal eclesiástico, o túmulo de prata foi finalmente aberto.

De acordo com o padre Marco Chiesa, os restos mortais de Santa Teresa apresentavam excelente estado de preservação. Fotografias tiradas em 1914, quando o túmulo foi aberto pela primeira vez, foram consultadas para verificar se houve alguma alteração na condição física do corpo.

A diocese esclareceu que a abertura do túmulo faz parte de um processo de reconhecimento canônico dos restos mortais da santa, autorizado pelo Vaticano a pedido do bispo de Salamanca, Luis Retana, com aprovação do Papa Francisco através do Dicastério para as Causas dos Santos.

Santa Teresa

Santa Teresa de Ávila nasceu em 1515, na Espanha, como Teresa de Cepeda y Ahumada. Desde jovem, ela se interessava por histórias de santos e chegou a fugir de casa com seu irmão na tentativa de evangelizar os mouros. Embora seu pai fosse contrário à sua vocação religiosa, aos 20 anos, a santa fugiu para ingressar no Convento Carmelita da Encarnação, em Ávila.

Santa Teresa também ficou conhecida por ter fundado 32 mosteiros, sendo 17 femininos e 15 masculinos, baseados em uma vida de rigor, trabalho e silêncio. Ela faleceu em 4 de outubro de 1582, aos 67 anos, e foi canonizada em 27 de setembro de 1970 pelo Papa Paulo VI.