Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / A Bruxa de Blair

Bruxa de Blair: Produtor revela que todos têm assistido à versão errada do filme

Grande sucesso do terror, 'A Bruxa de Blair' na verdade nunca foi assistida como seus produtores planejavam inicialmente

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 29/08/2024, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'A Bruxa de Blair' (1999) - Reprodução/HBO Max/Artisan Entertainment
Cena de 'A Bruxa de Blair' (1999) - Reprodução/HBO Max/Artisan Entertainment

Em 1999, grande alvoroço rondou os cinemas norte-americanos com o lançamento de 'A Bruxa de Blair', filme que se tornou um clássico do terror e revolucionou o cinema found-footage. Porém, segundo o produtor Mike Monello, mesmo que o filme tenha sido um sucesso, a versão que os fãs estão familiarizados não é exatamente a que os cineastas pretendiam lançar.

Em publicação em seu perfil no X, Monello explicou recentemente que "em 1999, os filmes de cinema não eram originados em vídeo, então não havia um processo codificado para colocá-los em vídeo". Por isso, "eles fizeram como todos os filmes naquela época".

Eles transferiram o negativo de 35 mm para o vídeo. Infelizmente, o negativo de 35 mm não é o negativo real da câmera. Como resultado, a versão lançada para todas as formas de vídeo doméstico está incorreta. As cores, o movimento, os cantos arredondados estranhos, não parecia um vídeo doméstico e não parecia um filme".

Em outras palavras, a principal razão para os inúmeros fãs do filme não terem nem mesmo assisto à versão original é a limitação tecnológica da época do lançamento, segundo a CBR. Felizmente, ainda assim o longa foi um sucesso, e revolucionou o formato found-footage — gênero cinematográfico que se inspira em documentários, filmado com uma câmera simples e que é personagem na história, mas sem que a história seja real.

Agora, porém, 'A Bruxa de Blair' está prestes a ser lançado em Blu-ray, e no formato adequado, pela empresa britânica Second Sight Films. "Esta é a primeira (e por enquanto) única edição do filme a ser transferida adequadamente para lançamento em home video", acrescenta Monello em publicação no X. "Finalmente parece do jeito que parecia para nós quando estávamos editando o filme. Do jeito que queríamos que parecesse".

Ainda assim, mesmo com o novo lançamento para home video, ainda há um problema: a nova versão só funcionará em DVD players compatíveis com prensagens da Região B. "Sei que muitos ficarão chateados por ser a Região B. Gostaria que fosse all-region, mas contratos e questões legais impedem isso. Dito isso, esta edição pode ser lançada nos EUA. Essa decisão pertence exclusivamente à @Lionsgate ou @LionsgateHorror", escreve Monello.

A Bruxa de Blair

Lançado em 1999, 'A Bruxa de Blair' é um filme escrito e dirigido por Daniel Myrick e Eduardo Sánchez. Pioneiro no gênero found-footage, a ideia do longa é que ele seja como uma espécie de "filmagens perdidas que foram recuperadas" de "três estudantes de cinema que desaparecem após viajarem para uma floresta de Maryland para filmar um documentário sobre a lenda local da Bruxa de Blair, deixando apenas suas filmagens para trás", segundo a sinopse.

+ Veja como se originou a lenda mostrada em 'A Bruxa de Blair'

Grande parte da popularidade do filme na época do lançamento se deve ao seu marketing, pois, em uma era em que a internet não era tão comum e eficiente, muitas pessoas chegaram a acreditar que se tratavam de filmagens reais. Por isso, o longa se tornou uma febre, conquistando inúmeros fãs desde então, e sendo uma referência de seu gênero até hoje.