Primeiro voo da Força Aérea Brasileira com repatriados pousou em Brasília nesta quarta-feira, 11
Os primeiros cidadãos brasileiros que foram evacuados da zona de conflito em Israel e trazidos de volta ao Brasil pela Força Aérea Brasileira compartilharam seu sentimento de alívio ao retornar ao país, ao mesmo tempo em que descreveram momentos de pânico durante os ataques aéreos.
O primeiro voo da FAB, transportando repatriados, aterrissou na Base Aérea de Brasília às 4h07 de hoje, trazendo um total de 211 pessoas que foram resgatadas, conforme informações do portal de notícias UOL. Estão programados mais cinco voos da FAB para trazer brasileiros de volta de Israel até o próximo domingo.
De acordo com a fonte, muitos desses cidadãos estavam realizando uma peregrinação religiosa quando o conflito com o Hamas se intensificou. Uma parte deles seguirá em um voo adicional da FAB com destino ao Rio de Janeiro, enquanto outra parcela será encaminhada para suas cidades de destino por meio da empresa Azul.
Foi muito gratificante [retornar ao Brasil]. Sabíamos desde o início que estávamos seguros. Ficamos dois dias só rezando esperando a hora de chegar e vir pro Brasil de volta” disse Josué Evangelista, um dos brasileiros repatriados.
Francisco Bueno Júnior, um segundo brasileiro detalhou a situação: "Amanhecemos surpreendidos com as sirenes tocando e toda nossa caravana indo para o bunker. Foi uma situação muito delicada. Depois fomos para o aeroporto e lá tivemos uma segunda experiência delicada, quando soou novamente a sirene e no aeroporto uma proporção muito maior, muito mais pessoas. Foi bem desafiador."
Ele contou que os voos foram cancelados e que todos tiveram de esperar o retorno da embaixada. "Quando as sirenes soam e você vê os anti mísseis sendo disparados e você ouve os mísseis inimigos sendo bombardeados em cima de você, você sente o tremer da terra, é muito desafiador", disse.