Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Peixe-zumbi

Biólogos reintroduzem peixe-zumbi na natureza após 24 anos

A espécie rara denominada de gobião-pintado-do-sul chegou a ser considerada extinta em 1998

Redação Publicado em 13/12/2022, às 13h46 - Atualizado às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espécime de peixe-zumbi que foi reintroduzida na natureza - Divulgação/Middle Creek Aquaculture
Espécime de peixe-zumbi que foi reintroduzida na natureza - Divulgação/Middle Creek Aquaculture

Nesta terça-feira, 13, um grupo de biólogos da Middle Creek Aquaculture reintroduziu na natureza uma espécie de peixe de água doce que chegou a ser considerada extinta em 1998. A novidade ocorreu depois de um teste bem sucedido em que o animal produziu mais de 3 mil filhotes.

Os pesquisadores criaram alguns dos poucos peixes da espécie, denominado de gobião-pintado-do-sul — ou peixe-zumbi — em cativeiro, a fim de que eles se reproduzissem no tempo adequado. 

De acordo com a emissora ABC News, após o período de reprodução, o volume de filhotes foi muito superior ao que a equipe de biólogos esperava. Assim, os especialistas resolveram soltá-los no pântano da Riley Street Recreation Reserve, próximo de Sydney, habitat adequado ao peixe-zumbi devido às zonas úmidas. 

Em entrevista para a emissora norte-americana, Mark Toohey, que comanda o grupo de reservas na qual a espécie foi solta, afirmou:

Vamos deixar a natureza seguir seu curso. Basicamente, vamos deixá-los em paz e deixar os peixes fazerem o que fazem naturalmente".

Ambiente controlado 

Segundo divulgado pelo portal UOL, Chris Lamin, que acompanhou os estudos desenvolvidos pela Middle Creek Aquaculture, explicou os processos envolvidos nas pesquisas:

Foi necessário aumentar lentamente a temperatura da água, de acordo com os horários do dia nos quais a luz solar é mais forte, em um ambiente controlado. Em seguida, observamos o comportamento das fêmeas e notamos que elas, gradualmente, ficavam com barrigas grandes e gordas, indicando o surgimento de muitos ovos".

Os peixes também foram soltos em um local em que não há competição natural por espaço ou alimentos, o que contribuiu para melhor desenvolvimento no novo habitat.