O presidente dos Estados Unidos cometeu uma gafe ao abordar o importante assunto geopolítico envolvendo a Rússia e a Ucrânia
Durante uma entrevista nesta quarta-feira, 28, com um repórter na frente da Casa Branca, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu uma gafe ao comentar a situação atual da invasão na Ucrânia pela Rússia.
Conforme repercutiu o portal O Globo, o político, que já tem 80 anos de idade, errou o nome do país onde ocorre o conflito — ainda que este já esteja se desenvolvendo a mais de um ano.
Eu sei que ele [Putin] foi [afetado], mas é difícil dizer. Ele claramente está perdendo a guerra no Iraque. Está perdendo a guerra em casa e se tornou uma espécie de pária pelo mundo", disse ele na ocasião.
O conflito que de fato ocorreu no país do Oriente Médio, vale mencionar, se deu entre 2003 e 2011, consistindo na invasão do território por uma coalizão liderada justamente pelos Estados Unidos, que então derrubou o regime de Saddam Hussein.
O governo norte-americano justificou a operação dizendo que as autoridades iraquianas estavam desenvolvendo armas de destruição em massa, mas, a despeito da longa duração do confronto, nada foi encontrado para provar essa alegação, de forma que o episódio motiva críticas aos EUA até hoje.