Acredita-se que a criatura encontrada é a única que sobreviveu na era dos dinossauros habitando uma gruta
Encontrado no vale Hukawng, em Mianmar, um fossil de uma barata, praticamente intacto, foi localizado dentro de uma caverna conservado em âmbar. Acredita-se que o inseto, que viveu há 99 milhões de anos — no período Cretáceo —, seja a única criatura conhecida como sobrevivente da era dos dinossauros dentro da vida em cavernas.
Publicada no periódico científico Gondwana Resarch, dedicado a pesquisas específicas sobre o antigo supercontinente, que uniu as atuais Oceania, Antártida, África e América do Sul, a equipe de cientistas da Rússia, China e Eslováquia apresentaram a descoberta em julho de 2019 e, após análises de certificação, teve a confirmação da data do fóssil.
De tamanho pequeno, antenas com o comprimento maior do que o corpo, pigmentação pálida e asas impróprias para voo, a barata encontrada pertence a família Nocticolidae, que evoluiu e possibilitou o desenvolvimento de características próprias com a separação do continente de Gondwana, que ainda era unido na data que as baratas viveram.
O inseto descoberto se tornou o mais antigo animal já encontrado dentro de uma caverna. Até então, as espécimes mais velhas já achadas eram da era Cenozóica —que são datados a partir de 65 milhões de anos. Com base nessa descoberta, a equipe busca mais informações sobre o motivo de extinção da vida em cavernas nessa época.
+Saiba mais sobre descobertas arqueológicas:
Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI
Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg
Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD
Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.