A Baleia-jubarte possui 11 metros de comprimento e encalhou na manhã desta quarta-feira, 5
Uma baleia jubarte com cerca de 11 metros de comprimento encalhou viva em uma praia em Santa Catarina, na manhã desta quarta-feira, 5. Grupos de resgate tentam direcionar o animal para o fundo do mar.
Como repercutido pelo G1, segundo a bióloga Karina Groch, do Instituto Australis, o animal não se encontra machucado. A baleia adulta seguia encalhada até às 15h45 na Praia de Balneário Esplanada.
A especialista também explicou que não é comum que baleias vivas encalhem: "Estamos avaliando a situação do animal para decidir qual será o procedimento para resgate. Não é comum encalhes de baleias vivas, mas podem ocorrer quando os animais se aproximam da costa", afirmou.
Após o encalhe da baleia, um grupo de diferentes órgãos foi mobilizado para o resgate.
A baleia-jubarte é um animal que costuma migrar para o Nordeste do Brasil, onde está sua principal área de concentração reprodutiva. Durante o inverno ela se concentra no Banco de Abrolhos, Bahia, mas vem para o litoral Sul em anos atípicos.
As primeiras jubarte começaram a aparecer em território brasileiro em maio. Elas permanecem em Abrolhos até o início de novembro.