Pássaro cor-de-rosa não era visto no norte do país desde 1845
Um pássaro raro, que há quase 200 anos não era visto nos EUA, foi avistado recentemente no estado de Wisconsin, na região norte do país. Trata-se de um colhereiro-rosado (Platalea ajaja), uma ave aquática de coloração cor-de-rosa, com um bico largo e achatado. O avistamento ocorreu próximo à cidade de Green Bay e foi reportado pela revista Smithsonian Mag em 1º de agosto.
A última vez que essa espécie foi encontrada na região foi em 1845, no condado de Rock. Entretanto, naquela ocasião, o animal já estava morto, conforme relatado pelo site local Green Bay Press-Gazette.
O colhereiro-rosado foi avistado pela primeira vez após todo esse tempo por Logan Lasee, que estava trabalhando como voluntário para auxiliar na monitorização das batuíras-melodiosas (Charadrius melodus), pequenas aves ameaçadas de extinção, com plumagem marrom-acinzentada e patas amarelas brilhantes. As informações são da revista Galileu.
Durante seu trabalho, Lasee notou o que pareceu ser um "flash rosa" no canto do olho enquanto dirigia. Ao se aproximar, ele logo suspeitou estar diante de um pássaro raro e imediatamente entrou em contato com outros observadores de pássaros, incluindo um biólogo do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.
Enquanto eu estava olhando para uma planície lamacenta, este pássaro estava na verdade saindo com um bando de gansos. Então comecei a ligar para as pessoas", disse Lasee ao site Fox 11 News.
Após a confirmação de que se tratava de um jovem colhereiro-rosado, observadores de pássaros passaram a se aglomerar a fim de avistar a espécie.
Essa é uma ave litorânea muito grande, que normalmente é vista na parte sul dos Estados Unidos. Há colônias de reprodução no Texas, em Louisiana e Flórida. Então, para uma vir aqui, é muito raro”, afirmou Lasee.
A fonte destaca que ainda não se sabe como o colhereiro-rosado foi parar no estado de Wisconsin. No entanto, é sabido que essas aves ocasionalmente voam para áreas distantes de sua rota usual. Neste ano, o clima tempestuoso em seu habitat pode ter deslocado a ave para longe de suas áreas habituais.