Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guinness World Records

Australiana faz caminhada subaquática mais longa do mundo com uma respiração

A mergulhadora australiana Amber Bourke se tornou a mulher que realizou a maior caminhada subaquática com apenas uma respiração; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 11/01/2025, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A mergulhadora Amber Bourke e fotografia do momento do recorde - Divulgação/Guinness World Records
A mergulhadora Amber Bourke e fotografia do momento do recorde - Divulgação/Guinness World Records

Uma mergulhadora australiana recentemente foi reconhecida pelo Guinness World Records por um feito impressionante. Amber Bourke, de apenas 35 anos, caminhou por 112,83 metros com o corpo inteiro submerso, com uma única respiração.

Agora, Bourke é detentora do recorde feminino de maior caminhada subaquática com uma única respiração. O feito — que foi realizado em agosto de 2024, mas só foi divulgado pelo Guinness na última sexta-feira, 10 — desbanca a recordista anterior, a sul-africana Amber Fillary, que percorreu 109,6 metros submersa.

A distância que Bourke percorreu submersa equivale a pouco mais que ir e voltar em uma piscina olímpica, que possui 50 metros de comprimento. Para realizar o feito, ela precisou inclinar o corpo a um ângulo de 90º, com as mãos posicionadas para trás. Confira registro do ocorrido:

"Sou instrutora de mergulho livre e pratico mergulho livre há mais de 10 anos", disse a mergulhadora ao Guinness. "Eu queria fazer isso tanto pelo meu próprio senso de realização — sempre foi um sonho meu ter um título do Guinness World Records — quanto para arrecadar dinheiro para a [organização ambiental] Australian Marine Conservation Society no processo".

Vale mencionar que a Australian Marine Conservation Society é uma organização ambiental australiana sem fins lucrativos que, desde 1965, trabalha na proteção da saúde e vitalidade das costas e oceanos da Austrália. Essa é a única instituição de caridade de todo o país que se dedica exclusivamente à proteção da vida selvagem oceânica, bem como de seus habitats.

Outros recordes

Segundo a Revista Galileu, este não é o primeiro recorde alcançado por Bourke. Anteriormente, ela já estabeleceu outros 17 recordes australianos de mergulho livre, e um mundial da Associação Internacional para o desenvolvimento de Apneia (AIDA).

Além disso, a caminhada subaquática desbanca a então detentora do recorde, a sul-africana Amber Fillary, que havia percorrido, com apenas uma respiração, 109,6 metros, em 2021. As recordistas anteriores foram Bilge Cingigiray, da Turquia, que em 2019 percorreu 81,6 metros; Marina Kazankova, da Itália, que em outubro de 2017 conseguiu 69,4 metros; e novamente Bilge Cingigiray, que caminhou 67,16 metros em maio de 2017.

Leia também:Engenheiro alemão busca recorde no Guinness vivendo 4 meses submerso