Jake Lloyd, que interpretou Anakin Skywalker, o Darth Vader, atualmente realiza um tratamento, de acordo com sua mãe, que deu detalhes sobre a saúde do filho
Jake Lloyd, conhecido por seu papel como a versão infantil de Anakin Skywalker/Darth Vader em "Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma", lançado nos cinemas brasileiros em 24 de junho de 1999, foi hospitalizado após um "surto psicótico total", conforme relatado pelo Scripps News.
Segundo sua mãe, Lisa, Jake foi diagnosticado com esquizofrenia aos 20 anos, embora os sintomas tenham começado durante o ensino médio. Ele começou a ter delírios sobre diferentes realidades, expressando confusão sobre sua própria existência.
Medicado para transtorno bipolar inicialmente, Jake não mostrou melhoras e, durante seus anos de faculdade, sua condição mental piorou, chegando ao ponto de ele acreditar que estava sendo perseguido e ter alucinações.
De acordo com o portal Rolling Stone, após abandonar os estudos, o ator foi diagnosticado com esquizofrenia, mas sua saúde mental continuou a deteriorar-se. Foi nessa época que ele desenvolveu anosognosia, uma condição em que o paciente nega ou não reconhece seus próprios sintomas.
Em 2023, Jake teve um surto psicótico enquanto Lisa o levava para casa após uma visita ao McDonald's. "Ele disse que queria desligar o carro. E ele desligou o carro no meio das três faixas e estávamos na faixa do meio. Houve muita gritaria e gritos", disse sua mãe ao Scripps News.
Quando a polícia, acionada por outros motoristas, questionou Lloyd sobre sua atitude, ele respondeu como se nada do que eles dissessem fizesse sentido. Em razão disso, ele foi internado no hospital e, posteriormente, transferido para um centro de saúde mental.
Atualmente, após 10 meses de tratamento, Jake está mostrando sinais de melhora significativa, tornando-se mais sociável.
Ele está muito melhor do que eu esperava. Ele está se relacionando melhor com as pessoas e se tornando um pouco mais sociável, o que é muito bom. É como ter mais do velho Jake de volta, porque ele sempre foi incrivelmente sociável até se tornar esquizofrênico", disse a mãe do ator ao Scripps News.