Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Golfinhos

Ataques de golfinhos deixam dezenas de feridos no Japão

Desde 2022, ao menos 47 pessoas ficaram feridas em ataques — e o responsável pode ser um único golfinho sexualmente frustrado, dizem especialistas

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 19/08/2024, às 09h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Simon Mettler por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Simon Mettler por Pixabay

Desde 2022, nas praias de uma tranquila faixa costeira no centro do Japão, salva-vidas permanecem em alerta constante, prontos para retirar nadadores da água ao menor sinal de perigo. No entanto, o que ameaça a segurança dos banhistas não são tubarões, mas golfinhos.

Na baía de Wakasa, a mais de 300 quilômetros a oeste de Tóquio, ataques de golfinhos feriram pelo menos 47 pessoas. Esses ataques, que causaram desde mordidas superficiais até ferimentos graves, como ossos quebrados, são atribuídos a um golfinho solitário, possivelmente sexualmente frustrado.

O motivo dos ataques ainda é incerto. No entanto, conforme destacou o New York Times, há teorias. Ryoichi Matsubara, diretor do Aquário Echizen Matsushima, sugeriu que o mesmo golfinho mular macho do Indo-Pacífico pode estar envolvido nos ataques. Matsubara também observou que o golfinho poderia estar exibindo comportamentos de acasalamento, o que pode explicar a agressividade.

Especialistas sugerem que os golfinhos, ao buscar contato humano, podem inadvertidamente ferir as pessoas devido à sua força.

Medidas adotadas

Em resposta às ocorrências, as autoridades de Fukui adotaram medidas para evitar mais ataques, incluindo a instalação de dispositivos acústicos subaquáticos e a restrição do horário de natação. As autoridades destacam a importância de evitar interações com os golfinhos, alertando que, apesar de sua aparência adorável, esses animais podem ser perigosos.