A represa, localizada na região de Kherson, foi destruída após um ataque misterioso
Uma represa em Nova Kakhovka, localizada na região de Kherson, no sul da Ucrânia, foi destruída em um ataque cuja origem ainda não está clara. O incidente resultou em um alto risco de inundação, levando à evacuação de moradores das áreas próximas a Nova Kakhovka nesta terça-feira, 6.
A represa abastece a usina nuclear de Zaporizhzhia e fornece água para o canal da Crimeia do Norte, ambos controlados pela Rússia.
Autoridades russas em Nova Kakhovka relataram que a cidade já foi inundada, enquanto o Kremlin descreveu o ocorrido como um ato de "sabotagem deliberada" com o objetivo de privar a Crimeia de água, conforme informado pelo UOL.
Ainda segundo o site, o governador da região de Kherson, onde a barragem de Nova Kakhovka está localizada, acusou Kiev de tentar desviar a atenção de sua "fracassada" contraofensiva. Outras autoridades russas afirmaram que a barragem se rompeu devido a danos anteriores, sem intervenção externa.
🚨#BREAKING: A Major Hydroelectric Power Dam has been blown up resulting of multiple towns evacuating
— T (@Rifleman4WVU) June 6, 2023
📌#KhersonOast | #Ukrainepic.twitter.com/L0DZanvL9U
A Ucrânia teria alertado que a destruição da barragem aumentou o risco de uma "catástrofe nuclear" na usina de Zaporizhzhia, que depende da água do reservatório afetado para seu sistema de refrigeração. No entanto, a Rússia e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) descartaram a existência de perigo imediato.