O corpo celeste deve passar por nosso planeta a uma distância relativamente próxima, na noite de hoje
Um asteroide com em torno de 1,2 km de diâmetro vai passar “relativamente perto” da Terra na noite de hoje, quarta-feira, 15. No entanto, o corpo celeste identificado como 199145 (2005 YY128) não representa uma ameaça real para nosso planeta.
De acordo com os astrônomos, a distância permite classificá-lo como um Asteroide Próximo da Terra (NEO, na sigla em inglês) e também como um Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA), embora ele não represente de fato um risco, já que passará a cerca de 12 vezes a distância média entre a Terra e a Lua, a 4,5 milhões de quilômetros.
Como apontou o especialista Pedro Bernardinelli, que é doutor em física e astronomia pela Universidade da Pensilvânia, "a ideia não é assustar, mas chamar atenção ao objeto para observadores". As informações são do portal de notícias G1.
Segundo a fonte, a técnica de nomeação é importante para que os cientistas possam medir precisamente a órbita desses corpos celestes e, assim, compreender o comportamento deles ao longo do tempo.
A definição de PHA é basicamente qualquer objeto que vai passar a menos de 0.05 unidades astronômicas (1ua = distancia Terra-Sol) da Terra", explicou o astrônomo. "Então é meio que um jeito de falar que esse é um objeto que vale a pena ser medido para poder fazer esse tipo de coisa", finalizou.