Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Rússia

Artefatos roubados há 90 anos são encontrados em museu de Moscou

Desaparecidos desde a década de 1930, cerca de 57 peças de metais e pedras preciosos foram descobertos no local

Pamela Malva Publicado em 06/07/2020, às 11h00 - Atualizado às 11h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias de antiga coroa encontrada no Museu - Divulgação/Museu Histórico do Estado de Moscou
Fotografias de antiga coroa encontrada no Museu - Divulgação/Museu Histórico do Estado de Moscou

Durante pesquisas nos arquivos digitalizados do Museu Histórico do Estado de Moscou, o arqueólogo ucraniano Tymur Bobrovsky descobriu um verdadeiro tesouro perdido. Entre as muitas obras da instituição, ele encontrou cerca de 57 artefatos raros que foram saqueados em meados da década de 1930.

Desaparecidos desde que foram roubados do Conjunto Histórico e Cultural de Kiev Pechersk Lavra, os objetos têm um valor imensurável. Muitos deles são compostos por ouro ou prata e incrustados com pedras preciosas, como diamantes, topázios e rubis.

Entre os muitos artigos descobertos no museu de Moscou, Tymur identificou cruzes, pingentes, vasos e utensílios litúrgicos datados dos séculos 17 e 18. "Foi uma descoberta inesperada, mas inestimável para a cultura e a história da Ucrânia", disse o arqueólogo.

Antigo pingente encontrado no Museu / Crédito: Divulgação/Museu Histórico do Estado de Moscou

Segundo registros da época, um total de 119 artefatos do Conjunto Histórico de Kiev foram saqueados na década de 1930, desaparecendo do mapa nos anos seguintes. Destes, apenas os 57 do museu em Moscou foram descobertos por Tymur.

Agora, com a ajuda de outros especialistas, o arqueólogo deve buscar o máximo de informações sobre os artefatos. Só assim os pesquisadores podem descobrir de onde os objetos vieram, como desapareceram e como foram parar na instituição russa.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W