A tigela decorada remonta aos séculos 3 e 4 e possui um hádice do profeta em seu interior
Uma rara tigela de barro foi encontrada na cidade iraniana de Nishapur, mais especificamente ao nordeste do país, na província de Khorasan Razavi. A descoberta foi feita em um dos locais históricos da região e revelou o artefato que foi feito entre os séculos 3 e 4, na época da dinastia samanida.
O mais interessante do objeto, porém, é seu interior, que possui um hádice — um conjunto de leis e histórias islâmicas — do profeta Maomé inscrito. A tradução da frase é esta: “a pessoa que come e agradece é como uma pessoa tolerante em jejum”, fazendo referência ao período sagrado do Ramadã.
Feita de barro vermelho, a tigela é um anel côncavo com um corpo mais esticado. Ela possui uma decoração tanto por dentro quanto por fora, onde flores brancas são ilustradas. O diâmetro é de 34 centímetros com 11,5 de altura.
Os arqueólogos envolvidos na descoberta afirmam que o estilo do artefato foi um dos mais famosos durante aquele período. Esse tipo de cerâmica pode ser considerado parte da era dourada da arte da civilização islâmica.