Dois Bronzes vindos de Benin que haviam sido saqueados por britânicos
Em uma cerimônia no último sábado, 19, a Nigéria celebrou o retorno de dois bronzes de Benin que foram devolvidos ao país 125 anos depois de serem roubados por soldados britânicos. Os objetos, que serão expostos, representam um galo e uma cabeça de um rei.
Charles Edosonmwan, o porta-voz do palácio de Obá, para onde as peças foram entregues, falou um pouco sobre o valor cultural delas: "Elas não são apenas arte, mas objetos que realçam o significado de nossa espiritualidade", disse.
Os Bronzes de Benin faziam parte de uma coleção de peças que estavam no palácio real da cidade do Benin quando foram roubadas em 1897. Os objetos, que foram feitos desde o século 16, hoje estão espalhados por museus europeus e estadunidenses. As informações são da Deutsche Welle.
As peças em questão estavam no Jesus College Cambridge e na Universidade de Aberdeen, ambas dentro do Reino Unido. As instituições foram as primeiras no mundo a devolver os Bronzes de Benim à Nigéria, ainda no ano passado, mas a cerimônia de comemoração só foi feita esse ano.
O diretor-geral da Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria, Abba Isa Tijani, na época convidou "outros museus e instituições em todo o mundo a aproveitar essa oportunidade e seguir o exemplo."