Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos descobrem primeiras evidências da revolta dos Macabeus

O tesouro de 2,2 mil anos pode ter relação com evento citado na Bíblia

Redação Publicado em 16/12/2022, às 22h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tesouro encontrado pelos arqueólogos do período do reinado de Antíoco IV - Reprodução/Facebook/IsraelAntiquitiesAuthority
Tesouro encontrado pelos arqueólogos do período do reinado de Antíoco IV - Reprodução/Facebook/IsraelAntiquitiesAuthority

Na última quarta-feira, 14, a Autoridade de Antiguidades de Israel divulgou em sua conta oficial no Facebook que, durante uma escavação na Reserva Natural Darageh Stream, arqueólogos encontraram uma caixa com 15 moedas do período do reinado de Antíoco IV, da dinastia selêucida, atual região da Síria

Em comunicado oficial, os pesquisadores declararam que a descoberta se trata da “primeira evidência sólida no deserto da Judeia para a revolta dos Macabeus contra o reino selêucida grego”, que ocorreu, segundo passagens da Bíblia (Livro 1 Macabeus), em 167 a.C. 

A revolta dos Macabeus aconteceu depois que Antíoco IV forçou os judeus a adotarem práticas gregas. Os arqueólogos também revelaram que a caixa foi encontrada na fenda de uma caverna e que teria aproximadamente 2,2 mil anos. 

Escavações 

Segundo a Autoridade israelense, um pedaço de lã roxa, lã de ovelha e moedas, que pertenciam ao antigo rei do Egito Ptolomeu VI, também foram encontrados na parte inferior do recipiente. 

Moedas de prata datadas do reinado de Antíoco IV na Síria. Foto: Reprodução/Facebook/IsraelAntiquitiesAuthority
Moedas de prata datadas do reinado de Antíoco IV na Síria. Foto: Reprodução/Facebook/IsraelAntiquitiesAuthority

De acordo com o portal Galileu, os macabeus faziam parte de um exército judeu que foi responsável por libertar a Judeia dos sírios-gregos. Provavelmente os pertences eram de alguém que tentava se proteger do conflito ou de um membro da revolta. 

O site Live Science informou que o tesouro será exibido ao público no Museu Hasmonean, em Israel

Hanucá 

As descobertas da equipe antecedem o Hanucá ou Festival das luzes, que celebra justamente o fim do conflito histórico e a vitória ds judeus. A celebração é comemorada após o pôr do sol do 24 dia do mês judaico, no próximo domingo, 18, e dura oito dias.

Em nota, Zeev Elkin, ministro de Construção e Habitação, Jerusalém e Patrimônio, afirmou:

Esta comovente descoberta, que ocorre pouco antes do festival de Hanucá, é simbólica, enfatizando mais uma vez a importância da nossa atividade no campo do patrimônio".