Aracnídeo possui cerca de 8 centímetros — tamanho considerado o dobro do normal para a espécie, cuja neurotoxina pode levar ao óbito
Ao chegar em casa, um morador de Vitor Meireles, município de Santa Catarina que fica a 270 quilômetros da capital Florianópolis, se deparou com uma aranha-armadeira, considerada pelo Instituto Butantan como a mais perigosa do mundo.
Segundo relatado pelo UOL, conforme depoimento do corpo de bombeiros local, a aranha-armadeira tinha cerca de 8 centímetros — tamanho considerado o dobro do normal para a espécie.
A confirmação de que se tratava da aranha mais perigosa do planeta se deu após biólogos confirmarem a espécie através de capturas de imagem. A aranha-armadeira, após ser capturada, foi solta na natureza, em uma região longe da área residencial.
De acordo com estudos biológicos, a aranha-armadeira possui o veneno mais letal do mundo, sendo seguida pela aranha-marrom e pela aranha-teia-de-funil. Sua neurotoxina, de rápida reação, pode gerar uma dor intensa na região afetada, taquicardia e até mesmo edema pulmonar, o que pode causar a morte da vítima.
A aranha-armadeira recebeu esse nome por sempre estar em posição de defesa, ou seja, com as patas dianteiras levantadas. O aracnídeo também possui a capacidade de saltar em até 40 centímetros de distância.