Alejandro Colomar acredita que ele deveria ter permissão de andar pelado em espaços públicos
Em Valência, um município da Espanha, um homem de 29 anos sendo acusado de andar sem roupa em espaços públicos compareceu ao tribunal nu. As autoridades, todavia, o obrigaram a se vestir para que participasse do julgamento.
Alejandro Colomar é cientista da computação e nudista. Sua insistência em praticar o hobby quando sai de casa, no entanto, já fez com que fosse abordado pela polícia em diversas ocasiões.
O cidadão espanhol enfrenta atualmente acusações de que violou a Lei de Segurança Cidadã, uma medida que entrou em vigor no país em 2015. Caso ele seja considerado culpado, poderá ser obrigado a pagar uma multa de até 3 mil euros, ou 15 mil reais em nossa moeda.
Na corte, Colomar pretende lutar pelo direito de andar nu pelas ruas da Espanha, o que não é necessariamente proibido pela constituição do país, se encaixando, portanto, dentro de uma brecha constitucional.
De acordo com o representante legal do homem, a nudez pública era considerada ilegal até 1988, quando a lei passou por uma mudança. Dessa forma, é necessário que novos regulamentos sejam estipulados a respeito da prática.