A manada, composta por 14 indivíduos, encontra-se próxima à reserva natural de onde saiu há 17 meses
Há mais de um ano, uma manada de elefantes embarcou em uma longa viagem pela China. Desde então os animais percorreram cerca de 500 km, destruindo plantações e gerando um prejuízo milionário. Agora, conforme informou o UOL, eles foram vistos voltando para seu local de origem.
O grupo, composto por 14 indivíduos, cruzou o rio Yuanjiang na noite do último domingo, 8, e seguiu para o sul, em direção à reserva de onde saíram, segundo disseram autoridades a jornalistas na segunda-feira. A Reserva Natural de Mengyangzi, como é chamada, fica na Prefeitura Autônoma de Xishuangbanna Dai, na região sul do país asiático.
Os mamíferos começaram a intensa jornada há 17 meses, surpreendendo autoridades, que ainda não sabem o que motivou a viagem. Eles atravessaram a China, passando por inúmeras localidades e, quando chegaram às proximidades de Kunming, decidiram voltar para casa.
De acordo com a imprensa chinesa, um comitê de emergência foi criado para monitorar os elefantes em seu retorno. Entre as estratégias utilizadas estão a criação de estradas artificiais e o uso de cercas elétricas e iscas para conduzi-los.
Wan Yong, quem chefia a equipe, declarou em entrevista que a rota de migração foi "cientificamente planejada" e que o comitê "se esforçará para permitir que os elefantes retornem ao seu habitat o mais rápido possível e prosperem".