O objeto, usado pelo marinheiro Harold Lowe na busca por sobreviventes, pode valer mais de 3 mil dólares
Após um século sem aparecer na mídia, o apito usado pelo oficial Harold Lowe, do Titanic, na busca por náufragos, irá a leilão, junto a diversos itens do navegador. O objeto estava presente na embarcação quando ela afundou, em abril de 1912.
"Harold Lowe foi sem dúvida um dos heróis do desastre do Titanic", afirmou Andrew Aldridge, leiloeiro responsável no Reino Unido, em comunicado à Fox News. Segundo ele, os objetos fornecidos estavam na posse de descendentes do oficial há anos. "Não se sabe se esse foi o apito que o oficial Lowe teve no Titanic, mas é sem dúvida o apito do oficial”.
Lowe foi um dos comandantes das equipes de resgate nas águas frias do Ártico depois do naufrágio, e liderou um bote salva-vidas que recuperou diversas pessoas do mar. O objeto possui a marcação Lieut. H.G. Lowe RNR (Reserva Naval Real), e acompanha uma fotografia do oficial com uma assinatura do mesmo.
O leilão está marcado para acontecer no dia 20 de junho, e o apito já tem uma estimativa de venda que varia entre 2.500 e 3.788 dólares.