Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Guinness World Records

Americano de 31 anos quebra recorde de mais flexões em uma hora

O norte-americano Alex Capogna recentemente superou seu próprio recorde ao fazer número impressionante de flexões em uma hora; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 13/08/2024, às 08h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alex Capogna durante execução do recorde - Divulgação/Guinness World Records
Alex Capogna durante execução do recorde - Divulgação/Guinness World Records

Todos os dias, pessoas de vários lugares do mundo tentam superar recordes, dos mais variados e inusitados possíveis, reconhecidos pelo Guinness World Records, o livro dos recordes. E recentemente o americano Alex Capogna superou um recorde envolvendo flexões, que pertencia a si mesmo.

Com 31 anos, Capogna realizou a maior quantidade de flexões feitas em uma hora. Anteriormente, ele já havia obtido esse recorde, realizando 884 flexões nesse período; mas dessa vez ele superou bastante a marca anterior, conseguindo fazer 1246 flexões — uma média superior a 20 flexões por minuto.

Em entrevista ao Guinness World Records, o recordista alegou que o maior desafio da marca é manter a forma de execução perfeita do movimento, visto que é essencial que o peito toque o chão a cada flexão, e o corpo permaneça rígido, sem dobras nos joelhos ou cintura. Confira vídeo do feito:

Ainda ao Guinness, Capogna contou ter se dedicado a um treinamento específico para aprimorar sua técnica. Durante dois anos, ele gradualmente aumentou o número de flexões que fazia, até que se sentiu confiante para contatar o Guinness e arriscar sua primeira tentativa oficial do recorde, no ano passado. A recente conquista, por sua vez, ele atribui ao "refinamento dessa prática".

Apesar do recorde bastante extremo e certamente desgastante, o americano ainda disse que não sentiu tanta fadiga muscular após o esforço; pelo contrário, apenas após 20 minutos de descanso, ele logo voltou ao desafio para tentar bater outro recorde de flexões, que segue em avaliação.

Meu objetivo é desenvolver esse tipo de relacionamento pessoal com o fracasso — por meio do treinamento físico, onde é mais fácil sintetizar — na esperança de que isso me sirva em todos os aspectos da vida. É um análogo para muitas coisas", declarou Capogna.

+ Italiano bate recorde de mais aviões puxados plantando bananeira

Motivação inicial

Conforme repercutido pela Revista Galileu, a motivação para Alex Capogna superar tal recorde surgiu ainda durante a adolescência, quando, em seu primeiro ano no ensino médio, ele conseguiu a pontuação mais baixa no teste de educação física em sua turma.

Desde então, ele decidiu se dedicar a treinamentos focados em flexões, e no último ano ele não só foi bem na avaliação, como inclusive estabeleceu o recorde escolar de flexões na barra, com 35 repetições.

"Acho que é bom falhar assim às vezes", comenta o recordista, por fim, ao Guinness. "Praticamente qualquer pessoa pode tentar fazer isso por si mesma, em qualquer lugar, sem necessidade de equipamento especial".