Declaração foi feita na última quarta-feira, 2
Foi anunciado pelo Ministério alemão do Exterior na última quarta-feira, 2, que o país europeu agora rejeita o uso do termo "apartheid” em associação a Israel. O porta-voz da pasta, Christopher Burger, falou: "Rejeitamos expressões como apartheid, com foco unilateral em Israel.”
A fala veio após uma acusação feita pela Anistia Internacional, que disse que Israel submetia palestinos a um sistema de apartheid que usa de políticas de "segregação, desapropriação e exclusão”. As informações são da Deutsche Welle.
Burger ainda expressou a opinião do ministério da Alemanha, que enxerga a acusação como séria, contraprodutiva e abrangente, dizendo que "todos os que defendem os direitos humanos têm responsabilidade de não promover isso de maneira não intencional”.
O porta-voz ainda falou que a Alemanha olha atentamente para questões relacionadas aos direitos humanos, se manifestando publicamente quando encontra casos mais críticos. O Ministério alemão do Exterior continua sendo contra a expansão de assentamentos judaicos dentro de territórios palestinos.