Com a morte da rainha Elizabeth II, Camilla assume o trono como rainha consorte
Com a morte da rainha Elizabeth, que faleceu na última quinta-feira, 8, aos 96 anos, quem assume o trono do Reino Unido é o príncipe Charles. Ao lado de Camilla, sua esposa, os dois se tornam os novos representantes da monarquia inglesa.
Com isso, fica a dúvida: Afinal, Camillapoderia assumir o trono como rainha da Inglaterra? Bom, primeiro é necessário enfatizar o valor do título da esposa de Charles III. Com a morte de Elizabeth, ela se torna rainha consorte, que apesar de proporcionar status, não leva a nobre para a linha de sucessão, ou seja, ela não poderia assumir o trono.
Também vale lembrar que até o Jubileu de Platina, ocorrido neste ano, o povo não tinha a certeza se Camilla assumiria o título. A informação só foi confirmada após uma carta escrita por Elizabeth II.
"Quando, na plenitude do tempo, meu filho Charles se tornar rei, sei que vocês darão a ele e à sua esposa Camilla o mesmo apoio que têm dado a mim; e é o meu sincero desejo que, quando a hora chegar, Camilla será conhecida como rainha consorte enquanto continua seu serviço leal", afirmou a rainha.
Camilla também encarou ataques a sua reputação no passado. Isso porque ela se tornou amante de Charles enquanto o mesmo era casado com Diana. Quando se casou com o príncipe no ano de 2005, um comunicado disponibilizado na página oficial de Charles ditava que Camilla será 'princesa consorte' quando o marido se tornasse rei. A mudança só foi passada ao mundo com o que foi anunciado pela rainha no Jubileu de Platina.
Com a morte de Elizabeth, o papel de Camilla como consorte é "fornecer companheirismo e apoio moral e prático" ao rei, segundo o Palácio de Buckingham. O site da monarquia também fala sobre a cerimônia de coroação: 'a não ser que algo diferente seja decidido, a rainha consorte é coroada com o rei, em uma cerimônia similar, porém mais simples'.
Como consequência, fica claro que Camilla não tem os mesmos poderes de Charles, afinal, o trono só é assumido por pessoas que nasceram na linha de sucessão, e nunca tomado por pessoas que se casam com membros da família real.