Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Elizabeth II

Há 28 anos, nova primeira-ministra do Reino Unido disse que a monarquia é "vergonhosa"

Cerimônia de posse de Liz Truss foi o último evento oficial que Elizabeth II participou; rainha faleceu ontem, 8, aos 96 anos

Fabio Previdelli Publicado em 09/09/2022, às 10h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Liz Truss, primeira-ministra do Reino Unido - Getty Images
Liz Truss, primeira-ministra do Reino Unido - Getty Images

Na última terça-feira, 6, a rainha Elizabeth II participou da cerimônia de posse da primeira-ministra Liz Truss, evento que aconteceu em Balmoral, na Escócia. Este foi o último compromisso oficial de Sua Majestade Real antes de sua morte, confirmada oficialmente na tarde de ontem, 8. Elizabeth II tinha 96 anos, sendo 70 deles de reinado

Curiosamente, após a posse de Truss, a internet reviveu um vídeo onde a nova primeira-ministra, ainda na adolescência, atacava a monarquia britânica, ao qual classificou como “vergonhosa”. 

“Não sou contra nenhum deles pessoalmente — sou contra a ideia de que as pessoas possam nascer para governar”, disse Truss em um trecho de uma entrevista ao ITV News, do Reino Unido.

Que as pessoas, por causa da família em que nascem, deveriam poder ser chefes de estado do nosso país? Acho isso uma coisa vergonhosa”, completou. 

Segundo o The New York Post, o vídeo seria de 1994, quando Liz tinha por volta de 19 anos. Estudante da Universidade de Oxford, a nova premiê britânica se formou em 1996. Desde aquela época Liz Truss já era politicamente ativa e chegou a atuar como presidente dos Liberais Democratas da instituição. 

Mudança de tom

28 anos depois, após o anúncio da morte de Elizabeth II, porém, o discurso de Liz Truss ganhou um tom completamente diferente; chamando a monarca mais longeva da história britânica de “a rocha sobre a qual a Grã-Bretanha moderna foi construída”.

“Através de tudo, a rainha Elizabeth II nos deu a estabilidade e a força de que precisávamos. Ela era o próprio espírito da Grã-Bretanha — e esse espírito vai perdurar”, continuou. "Deus salve o rei".