Preso desde 2018, Adélio Bispo deu uma facada em Jair Bolsonaro durante campanha política
Nesta segunda-feira, 25, Adélio Bispo de Oliveira, autor da facada contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a campanha eleitoral de 2018, passa por uma nova perícia. A nova avaliação vai analisar seu quadro mental e também a possibilidade de ganhar liberdade.
O advogado Zanone Manuel de Oliveira Júnior disse acreditar que Adélio não possui condições de ser solto, porém, o prazo para a entrega do laudo feito hoje é de 30 dias. O advogado já defendeu Adélio e hoje trabalha como seu curador, que somente cuida dos interesses dele na Justiça.
Zanone disse ao Uol que a perícia pode “talvez” apontar uma melhora em comparação ao tratamento que vem sendo ministrado: “A psiquiatria dirá”. Às vésperas de uma eleição presidencial, ele também contou que “acredita demais” que a soltura de Adélio representaria um perigo para ele e para outras pessoas.
"Inclusive, eu já tinha peticionado como curador, pedindo que ele fosse mantido no presídio federal recebendo tratamento. Até então, havia sido deferido pelo magistrado federal", explicou o advogado.
O Código Penal diz que "é isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento”. Na sentença, um prazo mínimo de 3 anos para uma nova perícia foi fixado.
A nova data foi determinada pelo juiz federal Luiz Augusto Iamassaki Fiorentini, da 5ª Vara Federal de Campo Grande. Ele intimou o diretor do Presídio Federal de Campo Grande para providenciar o que for necessário para a realização da perícia, assim como os prontuários do interno.
O MPF (Ministério Público Federal) e a DPU (Defensoria Pública da União) também foram intimados para ciência e, caso seja preciso, para informarem os assistentes técnicos.
O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.