Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Avião

Acidente em Vinhedo: copiloto pediu para aumentar potência antes da queda do avião

Duas horas de áudios do gravador da aeronave que caiu em Vinhedo (SP), deixando 62 vítimas, foram transcritos por técnicos

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 15/08/2024, às 07h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Avião da Voepass - Divulgação/Voepass
Avião da Voepass - Divulgação/Voepass

Duas horas de áudio do gravador do avião da VoePass, que caiu em Vinhedo (SP) na última sexta-feira, 9, com 62 vítimas, foram transcritas pelos técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Em uma das gravações, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou o piloto Danilo Santos Romano sobre a situação do voo ao perceber a perda de sustentação. O copiloto sugeriu que fosse aumentada a potência para evitar a queda.

Segundo o dispositivo, o último som registrado pelos gravadores foram os gritos dos passageiros. As gravações e suas transcrições foram divulgadas pelo Jornal Nacional, da TV Globo, conforme destaca o portal Metrópoles.

Causa não confirmada

De acordo com o Jornal Nacional, o intervalo entre a percepção da perda de altitude pelos pilotos e o impacto da aeronave com o solo foi de cerca de um minuto. Os últimos registros dos gravadores capturaram os gritos da tripulação durante esse minuto de queda.

Apesar dos áudios da cabine, as causas do acidente com o ATR 72 ainda não foram confirmadas. A hipótese de excesso de gelo nas asas do avião, como causa da tragédia, não foi nem confirmada nem descartada. Além disso, o entendimento de alguns diálogos foi dificultado pelo barulho das hélices, localizadas próximas à cabine.

No entanto, técnicos do Cenipa informaram que não identificaram sons de alerta característicos, como incêndio, falha elétrica ou pane no motor.