O grupo, composto em sua maioria por crianças, foi encontrado pela fiscalização mexicana após um dia de viagem
Nesta terça-feira, 15, funcionários da imigração mexicana afirmaram ter encontrado 231 imigrantes de El Salvador e da Guatemala em um contêiner de caminhão. Os agentes afirmaram que as pessoas localizadas na rodovia, que liga a Cidade do México ao estado de Puebla, estavam viajando desde o dia anterior.
Em nota, o Instituto Nacional de Migração (INM) esclareceu o ocorrido, conforme repercutido pelo UOL.
Durante a fiscalização do caminhão, ouviram-se pancadas e gritos na parte traseira. Ao abrir uma das portas, ficou exposta uma comporta (...) Podia-se ver meninas e meninos segurados por adultos”, explicou o INM através de um comunicado.
O órgão também afirmou que haviam 92 adultos, 18 adolescentes e 120 crianças na traseira do caminhão, sem acesso à comida ou ventilação. Acredita-se que este é mais um dos milhares de casos onde imigrantes viajam ilegalmente pelas estradas do México, buscando atravessar a fronteira com os Estados Unidos.
Grande parte desses viajantes passam por essas rotas clandestinamente, em caminhões de carga superlotados e guiados por “polleros”, apelido dado aos traficantes de pessoas encontrados na região da fronteira.
Estima se que, somente neste mês de agosto, 18 pessoas faleceram e 23 sofreram ferimentos após um ônibus cheio de migrantes cair de um barranco em Nayarit, no noroeste do México.