Entidades de saúde buscam entender o que causou o surto; saiba mais
Ao que tudo indica, o surto de uma doença que causa coceira na pele e lesões está atingindo moradores da região metropolitana de Recife e Camaragibe, na capital pernambucana. Até o momento, porém, não foi identificado o que está causando os sintomas.
Pacientes relataram que notaram a presença de caroços na pele e, posteriormente, passaram a sentir uma coceira forte o suficiente para que elas buscassem ajuda médica. Entretanto, pessoas que tiveram contato próximo com o grupo, não apresentaram o mesmo problema, o que levanta inúmeras dúvidas sobre sua transmissibilidade.
De acordo com o UOL, o primeiro caso ocorreu em 1º de outubro, sendo que a Secretaria Estadual de Saúde não conseguiu determinar a causa. Por conta disso, o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs) foi alertado para acompanhar a evolução dos casos.
A Secretaria de Saúde do Município apontou que, apenas no Recife, 88 reincidências da enfermidade foram registradas, com pacientes que relataram lesões cutâneas e coceira. Já Camaragibe registrou 60 casos semelhantes nas últimas duas semanas. Os afetados possuem idade entre 2 e 96 anos.
A vigilância em Saúde de Camaragibe disse que está realizando um estudo entomológico para saber se há relação da doença com a presença de insetos ou artrópodes.