Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Coco Chanel

'Ninho de amor' de Chanel: A história por trás de sua misteriosa mansão abandonada

Projetada pela lendária estilista francesa Coco Chanel, os aposentos empoeirados da Rosehall Estate hoje são motivo de curiosidade

Éric Moreira, sob supervisão de Thiago Lincollins Publicado em 14/10/2022, às 13h23 - Atualizado em 30/12/2022, às 11h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da fachada de Rosehall Estate, mansão abandonada de Coco Chanel na Escócia - Reprodução/Vídeo/YouTube/Exploring with Fighters
Fotografia da fachada de Rosehall Estate, mansão abandonada de Coco Chanel na Escócia - Reprodução/Vídeo/YouTube/Exploring with Fighters

Espalhadas pelo mundo, podem ser encontradas inúmeras mansões que pertencem ou já pertenceram a pessoas famosas ou muito ricas. Muitas dessas estão abandonadas, por vezes sendo localizadas em regiões remotas — assim, não é difícil encontrar vídeos na internet desses locais que remontam ao passado sendo explorados.

Um dessas tão intrigantes mansões abandonadas está localizada na Escócia, próxima à pequena vila de Lairg: é a Rosehall Estate, uma propriedade de 700 hectares que foi a casa de verão e 'ninho de amor' de 'Coco' Chanel — a estilista francesa e fundadora da marca Chanel S. A. — e Hugh 'Bendor' Grosvenor, 2º Duque de Westminster, na década de 1920, segundo a Harper's Bazaar em 2015. 

Fotografia de Coco Chanel e Hugh 'Bendor' Grosvenor
Fotografia de Coco Chanel e Hugh 'Bendor' Grosvenor / Crédito: Foto por Radio Times Hulton Picture Librar pelo Wikimedia Commons

Cara da Chanel

A estilista francesa Gabrielle 'Coco' Chanel sempre foi mundialmente conhecida principalmente por ter seu nome associado à sua marca de roupas, a Chanel, artigos considerados de luxo e de mais alta moda, com valores altos. No entanto, ela também se aventurou fora do mundo da moda, e foi a própria projetista da mansão localizada na Escócia.

Logo, mesmo sendo uma renomadíssima designer de moda, acredita-se que 'Coco' Chanel não gostou do interior da casa, de primeira, e o redesenhou com base nas cores e papéis de parede que tinha em seu apartamento chique em Paris. E foi dessa forma que toda uma propriedade começou a ganhar todos os toque da famosa estilista.

Fotografia aérea da Rosehall Estate
Fotografia aérea da Rosehall Estate / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/Exploring with Fighters

A propriedade conta com um total de 22 quartos, distribuídos em somente dois andares, sendo assim bem ampla. E, mesmo estando desocupada desde 1967, há 55 anos, alguns dos designs de interiores exclusivos da Chanel já foram avistados, como o tom bege característico da marca em algumas paredes, os papéis de parede ornamentados, iguais aos de seu apartamento em Paris, alguns restos de móveis decorados e luminárias.

Dia a dia e Churchill

Localizada nas Terras Altas na Escócia, a mansão Rosehall Estate não possui beleza somente em seu interior: apesar de toda a atenção aos detalhes da casa,'Coco' Chanel provavelmente passava a maior parte de seu tempo na propriedade do lado de fora, como informado pelo site da Business Insider em 2020.

Mas provavelmente um dos maiores apreciadores da beleza natural da região era Winston Churchill, futuro primeiro-ministro do Reino Unido na época, e amigo do casal. Em uma carta à sua esposa, enviada durante uma visita feita em outubro de 1927, o homem descreveu que a estilista francesa "pesca de manhã à noite e, em dois meses, matou 50 salmões".

Esta é uma casa muito agradável em um vale das Terras Altas. Bem equipada com salmão, truta e narceja. O ar é mais estimulante, intenso e ao mesmo tempo acariciante. É bem diferente da Inglaterra. Coco pegou três peixes ontem", escreveu o futuro primeiro-ministro à esposa em outra carta, durante uma visita a Rosehall em maio de 1927.

Isso porque a propriedade era utilizada por 'Coco' Chanel e Hugh Grosvenor como uma espécie de alojamento esportivo para caça e pesca, quando não para local em que pudessem ter maior privacidade, visto que eram apenas amantes, e nunca foram casados de fato.

Acredita-se ainda, também, que a propriedade também tenha grande valor histórico não só para a Escócia, como para o Reino Unido: segundo informações da Business Insider, provavelmente aquele seja o único edifício projetado por 1Chanel do Reino Unido.


A melancolia de uma imperatriz!

A Netflix lançou neste ano a série 'A Imperatriz', que mistura ficção e realidade ao contar a história de uma das maiores mulheres que se tornaram imperatriz. A vida real da figura histórica é tema do 'Desventuras', que tem narração de Vítor Soares, professor de História.