Rachaduras presentes em obra de Paul Cézanne resultaram numa impressionante descoberta
O que seria apenas uma possibilidade de tratamento e limpeza numa obra de Paul Cézanne resultou numa rica descoberta no Museu de Arte de Cincinnati, localizado, EUA.
Isso porque Serena Urry, conservadora-chefe da instituição, se deparou com inusitadas rachaduras na obra de arte, que revelaram um retrato inédito sob a pintura do artista.
A realização de um raio-x da obra 'Still Life with Bread and Eggs' (Natureza Morta com Pão e Ovos, em tradução), mostrou a existência de um retrato inédito sob a obra. Com as características encontradas, a equipe responsável acredita que se trata de um autorretrato do pintor.
Paul Cézanne tinha apenas 20 anos quando originou a obra. Ele fora inspirado por pinturas barrocas espanholas, além da genialidade de Gustave Courbet. Ou seja, a obra veio à luz antes do estilo moderno que se tornou marca do artista, eternizado com cores fortes em camadas finas, visando explorar não só a ótica, mas também as 'sensações de cor', conforme repercutido pelo Museu de Arte de Cincinnati.
Com a descoberta curiosa, o foco dos pesquisadores envolvidos é investigar o retrato identificado, contando assim com tecnologias de ponta para solucionar o 'mistério'.
“Queremos continuar nos próximos meses e anos realizando mais imagens e análises da pintura e pesquisa sobre o tema do retrato, idealmente em parceria com uma instituição bem equipada para estudo técnico e com os principais estudiosos de Cézanne”, afirmou Peter Jonathan Bell, atual curador de pinturas, esculturas e desenhos da instituição, por um comunicado.
Obras de arte escondidas sob outras pinturas não é nada inédito. Vale lembrar que no mês de julho deste ano, especialistas das Galerias Nacionais da Escócia se depararam com um autorretrato de Vincent Van Gogh, então desconhecido, que estava oculto no verso de outra pintura do ilustre artista e revelado por meio de raio-x.
"Quando vimos o raio-x pela primeira vez, é claro que ficamos muito animados. Esta é uma descoberta significativa porque acrescenta ao que já sabemos sobre a vida de Van Gogh”, afirmou a conservadora sênior da galeria onde está a tela, Lesley Stevenson.
Ainda sobre Van Gogh, a história por trás da icônica obra 'A Noite Estrelada' é tema do podcast 'Desventuras', com narração do professor de História Vítor Soares.