A medida se tornou obrigatória pela companhia aérea após a pandemia do novo coronavírus
Durante uma recusa de um passageiro em colocar a máscara facial num voo nos Estados Unidos, um homem agrediu o passageiro por não respeitar a norma de segurança da companhia aérea para combater o novo coronavírus. O trajeto, que iria do Arizona para Utah, ocorreu no último sábado, 3. O episódio foi gravado por uma passageira.
De acordo com o portal Arizona Republic, um comissário de bordo presente na cena confirmou a solicitação para que o passageiro, identificado como James Honaker, colocasse a máscara. Alegando dificuldade em respirar, o passageiro recusou, irritando o homem que sentava no assento da frente.
Ambos começaram uma briga verbal, resultando em agressões físicas por parte do homem que se incomodou com a situação — que ainda tentou colocar a máscara à força — e mobilizando os funcionários para interromper a violência. Um oficial, que também estava presente na aeronave, foi responsável por tirar James da tripulação — que ainda deu uma cotovelada em outro passageiro enquanto era conduzido para a saída do avião.
Segundo o New York Post, a companhia aérea não apenas exigia o uso de máscaras compostas de “um material sólido, que cubram totalmente a boca e o nariz”, como realiza a distribuição do acessório para todos os passageiros, antes mesmo da embarcação. O homem que iniciou as agressões não foi retirado do voo, mas teve o assento transferido.