Além da doença que cresce rapidamente na África, o país africano está tendo que lidar com um novo aparecimento de casos de Ebola
A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou que um novo surto da doença Ebola está acontecendo neste momento na República Democrática do Congo. De acordo com a organização, foram 6 novos casos registrados no país com 4 mortes.
Essa explosão acontece em meio a crise da pandemia do novo coronavírus enfrentado pelo país, que atualmente tem 3.194 casos confirmados com 72 mortes. Como se não bastasse, o Congo ainda enfrenta a maior crise de sarampo do mundo, desde 2019, mais de 369.000 casos da doença foram registrados, com 6.779 mortes.
Os surtos estão acontecendo em Mbandaka, ao oeste do país. A mesma região também teve outro surto em 2018, que durou três meses — de maio a julho. Foram totalizadas 33 mortes, mas em um contexto sem outro agravante sério como o da Covid-19.
A diretora regional da OMS para a África, Matshidiso Moeti, tranquilizou a população dizendo que os novo surto “Está acontecendo em um momento desafiador, mas a OMS trabalhou nos últimos dois anos com as autoridades de saúde, o CDC da África e outros parceiros para fortalecer a capacidade nacional de responder a surtos”.